A agenda da mãe…

2403c4b1bacc24316c66146be53f0d02-e1424873523952

Desde o dia em que se é mãe, que as prioridades mudam. Desde então passamos a ter uma noção da vida completamente diferente e a estabelecer novas metas e prioridades. Passamos a ter a responsabilidade de cuidar de alguém a 100% e nutrir por esse ser um sentimento lindo e eterno. Pela minha experiência, considero que é a maior e melhor experiência da vida! No entanto, temos que ser muito exigentes e não podemos permitir  o esquecimento de nós próprias e das nossas necessidades, como mulheres.

Com todos os sentimentos de culpa, que uma mãe consegue ter, mesmo imaginado que nunca os iria ter…  ao sair para uma atividade, cheguei a pensar que estava a abandonar o meu filho, o que seria imperdoável para uma mãe que o desejou ardentemente.

Há uns dias a minha filha choramingou (para variar), quando a deixei para levar o meu filho à natação e ir ao “meu ginásio”. Senti um aperto no coração e partilhei com o meu filho: ...” fico tão triste quando a mana chora assim… eu sei que ela gosta e precisa de estar comigo, mas a mãe também precisa de te acompanhar e ir à ginástica”… e o meu filho, de oito anos, respondeu-me com um tom sereno: ” mãe, não te preocupes…ela habitua-se… qualquer dia já percebe isso…”

Com esta nova perspetiva, alguma maturidade e muita força de vontade, consegui um marco considerável na minha vida… regressar e permanecer no ginásio. Confesso que não foi fácil, pois mudar um hábito que envolve uma logística pessoal e familiar, não é tarefa simples. Acredito que é possível uma conciliação de interesses e necessidades, desde que  façamos uma (re)organização na vida que nos permita ser nós próprias, fazer o que gostamos e que os nossos filhos percebam que isso é que é normal, pois estaremos mais felizes, realizadas e consequentemente mais disponíveis para amá-los.

A agenda de uma mãe, uma verdadeira panóplia de eventos, compromissos e necessidades. Com tantas solicitações temos mesmo que planear e priorizar o que realmente é prioritário.

Conceição Pereira Amor d`3ducação
0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo