Balanço do ano letivo

Estes são dias de reflexão, análise e elaboração de um novo ano letivo.

Foi um ano de mudanças, desafiante a vários níveis, mas muito recompensador. Cada ano de prática pedagógica reforço, ainda mais, o sentimento de que nasci com uma missão. Só assim faz sentido!

Em meio, a reuniões e avaliações projetam-se, na minha mente, imagens de um ano repleto de momentos emocionantes, doces, melódicos e cobertos de alegria. Momentos mágicos e, com toda a certeza, únicos que me fazem deslizar pelas marés da vida e enfrentar a ondulação de cabeça erguida. Cheiros e cores únicas, vibrantes e calorosas. Sons agudos, graves e também bons momentos de silêncio.

Dá-me imenso prazer visualizar, rever e relembrar experiências e vivências de um ano memorável, com um grupo fantástico. As crianças conseguem sempre surpreender… dão-nos vida. Com alguma frequência perguntam-me: como consegues estar com tantas crianças ao mesmo tempo? O que fazes para estarem sossegadas? outros afirmam: A tua cabeça ao fim do dia deve estar a explodir! Eu não aguentava! Por norma respondo, que não é assim tão difícil. Há que saber organizar os tempos, definir regras e acima de tudo, estabelecer uma relação emocional de qualidade com cada criança, que é única e com características próprias.

Há uma outra parte importante desta história – os pais. Peça importantíssima neste puzzle. Os pais que nos confiam tesouros e vivem intensamente o processo educativo dos filhos. Para o sucesso desta parceria é fundamental sermos sensíveis, proativos, empáticos e profissionais nas respostas que damos. Os pais tal como as crianças, precisam de nós! É essencial saberem que estamos disponíveis e colaborantes, tendo em vista o sucesso desta aliança pedagógica… que somos, quando ambos permitem, aliados com um só objetivo, o bem-estar e o sucesso da criança.

E assim passou um ano letivo…. um ano intenso… a observar e a contribuir para o desenvolvimento de muitas crianças… grandes conquistas, nomeadamente na área da autonomia e independência, bem como na aquisição de inúmeras competências. Um ano ímpar que irá ficar guardado num cantinho muito especial do meu coração.

Este caminho foi percorrido por mim, graças ao apoio de uma grande equipa, sempre atenta e presente em todos os momentos.

“Por mais humilde que seja, um bom trabalho inspira uma sensação de vitória.”

(Jack Kemp)

Conceição Pereira Amor d`3ducação

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
 

Formulário de Inscrição

©2020 por Amor d‘3ducação. Orgulhosamente criado com Wix.com