De coração cheio…

Prometi a mim mesma que não terminava o dia sem escrever sobre o tema. Hoje foi assinalado o Dia Nacional do Pijama, iniciativa organizada pela Mundos de Vida, uma Associação de Solidariedade Social, que presta apoio a mais de 500 crianças. Este dia visa essencialmente sensibilizar o País para o “direito de uma criança crescer numa família”, envolvendo crianças e famílias numa realidade da nossa Sociedade.

Todos os anos, vivo este dia de forma emotiva e reflexiva! Em primeiro lugar porque , tal como muitos de vós, não me conformo com o fato de crianças viverem privadas de ter uma família. Mediante os dados apresentados no CASA (Relatório de Caracterização Anual da Situação de Acolhimento das Crianças e Jovens), em 2015, estavam em acolhimento institucional 8.600 crianças, número que representa cerca de 96% do total das crianças separadas dos seus pais. Em segundo lugar, porque sou mãe e seria impensável viver longe dos meus filhos e em terceiro porque estive ligada ao acolhimento de crianças e jovens vários anos, o que me tornou mais sensivel para esta realidade.

IMG_3694

Hoje os  meus filhos sairam de casa de pijama, porque sabem que esta é uma causa a defender e que juntos podemos mudar o mundo! Na escola sensibilizei os meus alunos da importância de ajudar os meninos que não têm a mesma sorte que eles, para que possam viver numa família. Acredito que os pais também o compreenderam, pois a adesão foi grande e a colaboração na casinha mealheiro, cinco estrelas! Vivemos momentos deliciosos, que serão irradiados para a vida das crianças que ainda não encontraram um lar. Hoje crianças sonharam e o sonho irá realizar-se… Hoje tivemos o previlégio de espalhar a mensagem, mesmo aos mais destraídos. Sim, ainda exitem…!

Acredito plenamente que é missão de todos nós, dar a mão a causas nobres e defensoras de Direitos consagrados e que, custe o que custar, têm que ser cumpridos.  Existem várias formas de ajudar, basta identificar uma das muitas opções e por mãos à obra. Segundo a Mundo de Vida, o seu objetivo é “chegar a cada vez mais portugueses para juntos, passo a passo, criança a criança. abraço a abraço, criarmos um país onde crescer numa família possa ser para cada criança a realidade de cada dia”.

E porque o Natal está à porta, não deixemos passar esta data,  dar um pouco de nós, pela felicidade de mais uma criança. E que muitas estrelas se iluminem, com o sorriso dessa criança!

” A Solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana”

(Franz Kafka)

Conceição PereiraAmor d`3ducação
0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo