Pai é pai!

IMG_3109

Poucos dias nos separam de um dia muito especial para pais e filhos. Como dia importante que é, não podia deixar de partilhar algo sobre o tema. Espero que gostem!

Na sociedade atual é cada vez mais importante a presença do pai. Ao longo dos anos tem-se registado mudanças sociais ao nível da parentalidade, na forma como os papéis sociais são representados e exercidos. Atualmente as diferenças entre as tarefas do pai e da mãe são quase inexistentes. Temos mães cada vez mais envolvidas do ponto de vista profissional e pais mais participativos nas tarefas familiares. E está tudo bem! quando existe complementaridade e equilíbrio familiar tudo funciona. É urgente abandonar a ideia de que o pai é um substituto da mãe ou um extra no exercício da parentalidade. Um pai é um pai! E quer queiram, quer não, o seu papel é vital para o desenvolvimento social, intelectual e emocional da criança, sendo determinante em diferentes aquisições ao longo da vida.

Quando nasce um filho, nasce também um pai… que à semelhança da criança vai-se desenvolvendo, aprendendo por tentativas e erros, vivendo dúvidas e certezas, esperança e confiança. Um pai cresce à medida que o seu filho cresce. Um pai chora, ri às gargalhadas com as conquistas e gracinhas de um filho, avança, recua, diz e desdiz, cai e fortalece-se a cada desafio ultrapassado. Neste processo, vê-se e revê-se em atitudes e comportamentos da sua infância.

Este dia comemorativo é um excelente convite à reflexão sobre o papel do pai, das suas memórias, intenções, valores, opções e práticas na educação dos filhos. Um viva a todos os pais… que assumem o seu papel, sem receios de fazer o que deve ser feito… pais que inspiram e que são exemplo de amor e entrega… pais que transformam dificuldades em oportunidades e vão onde for preciso… na certeza que são os melhores pais do mundo.

amordeducacao@gmail.com

⇒ Estamos no facebook e Instagram @amor.d3ducacao

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo