Para onde caminha a Infância?

Como já ouvimos muitas vezes, mudam-se os tempos… eu diria, mudam-se as prioridades!

Ser criança hoje é muito para além de simplesmente SER criança. Invertem-se papéis, partilham-se decisões, dá-se à criança o que pede e evitam-se zangas na esperança de que seja mais feliz… o materialismo sobrepõe-se aos afetos, o pouco tempo impera, mas não tem que ser sinónimo pouca qualidade, trocam-se bons momentos por eventos mega-hiper-tudo ou pela azáfama tecnológica, na ânsia de se conseguir abrandar a inquietude própria da infância.

Afinal para onde caminha a infância?

A infância não mudou assim tanto, antes pelo contrário, mudou a forma como olhamos para a infância! É indiscutível que assitimos a uma metamorfose na educação. Há cada vez mais crianças, com um desenvolvimento acima da média, no entanto dependentes do adulto, ansiosas, com baixa auto-estima, pouco tolerantes à frustração e extremamente competitivas. Crianças que querem sempre mais e que nem sempre sabem estar entre pares. Por outro lado, pais educam sem saber o que fazer… entre tantas solicitações cedem frequentemente por falta de paciência ou de tempo… esquecem-se do que prometeram. Assim se colocam numa posição frágil, permitindo-se duvidar das suas reais competências, assumindo a culpa do limbo em que vivem, por ter feito algo errado ou por nada ter feito. Vivem em modo acelerado, com o pensamento entre o que querem fazer e não fazem ou entre o que fazem que não queriam fazer.

Afinal para onde caminha a infância?

Como sonhadora que sou, acredito que é possivel a mudança de paradigma, o regresso às origens, a existência de tempos de qualidade com a criança, para que tenhamos crianças e pais felizes. E que este caminho seja relembrado com saudade, prazer e  identificado como os alicerces da vida!

“A educação é aquilo que resta, depois de se ter esquecido o que se aprendeu na escola”

(Albert Einstein)

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
 

Formulário de Inscrição

©2020 por Amor d‘3ducação. Orgulhosamente criado com Wix.com