Refletir é a chave!

No “corre-corre”, do dia-a-dia, de casa para o trabalho, do trabalho para casa, no trânsito, na rua, nas compras, ao telemóvel, na Internet… a verdade é que vivemos a uma velocidade ultra-sónica. São raros, os verdadeiros momentos que temos para pensar e refletir sobre…

É precisamente neste ponto que incide a minha reflexão de hoje. Acompanhar a evolução será uma forma de competição ou de sobrevivência? O que pensam os pais de hoje em dia? O que priorizam na vida? O que transmitem aos filhos? Como é a prática diárias dos profissionais de educação? …

Como pais, temos a obrigação de estar atentos, ler os sinais, interpretar as mensagens, responder de forma correta em cada situação, pensar sobre o modelo que adoptámos e caso necessário, repensá-lo e reestruturá-lo para o sucesso da “nossa” educação.

Como profissionais, temos uma quota-parte neste processo, pois cabe-nos conhecer a criança na sua individualidade, como parte de um grupo, o grupo, definir uma prática centrada nas necessidades e no desenvolvimento de competências, refletir sobre a  prática constantemente, bem como avaliar e redefinir estratégias para lançar as sementes na “terra”. Parte desta grande “plantação”, que é a educação, está nas nossas mãos!

Acredito incondicionalmente que na educação não existem receitas, nem segredos na manga, existem sim, modelos, teorias, convicções e ideias, com os quais nos identificamos, que nos impulsionam para a acção e nos permitem percorrer o caminho, rumo aos nossos objetivos.

Em suma, para que a educação seja educação, além de tudo o que referi anteriormente, é essencial uma prática de pesquisa e atualização sobre temas ou áreas de saber, para  respondermos de forma adequada às necessidades da escola, dos alunos e dos pais. Neste processo, a formação, é grande aliada, pois permite-nos parar, pensar, refletir, ajudando-nos a reformular a prática para seguirmos rumo à educação de qualidade!

“O ideal da educação não é aprender ao máximo, maximizar os resultados, mas é antes de tudo aprender a aprender, é aprender a se desenvolver e aprender a continuar a se desenvolver depois da escola”.

(Jean Piaget)

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
 

Formulário de Inscrição

©2020 por Amor d‘3ducação. Orgulhosamente criado com Wix.com